Boa Esperança do Norte – O vereador Wellington Paduan (União) fez um forte apelo ao Poder Executivo Municipal. Durante a 11ª sessão ordinária da Câmara, na segunda-feira 30 de junho, ele cobrou um posicionamento da administração municipal sobre as 147 indicações legislativas feitas pelos vereadores nos primeiros seis meses de município.
Vereador reforça que indicações representam a voz do povo
Segundo Paduan, a maioria dessas indicações ainda não recebeu resposta ou execução. Além disso, ele destacou que apenas uma de suas próprias solicitações foi atendida até agora.
“Eu não sei ao certo quantas dessas 147 indicações foram atendidas pelo Poder Executivo. Das minhas, acho que só uma foi executada”, desabafou.
O vereador também lembrou que cada indicação representa uma demanda da comunidade. Por isso, segundo ele, a prefeitura municipal deveria dar mais atenção a essas solicitações.
“As indicações são a voz do povo”, reforçou.
Indicações buscam soluções simples e de baixo custo
Além da quantidade, o vereador destacou o conteúdo das indicações. Segundo Paduan, muitas dessas propostas não exigem grandes investimentos da gestão municipal.
“Não se trata de verbas altas ou valores exorbitantes. São ações simples, mas fundamentais para o dia a dia do município”, explicou.
Por exemplo, melhorias na limpeza pública, manutenção de ruas e pequenos reparos em prédios públicos estão entre os pedidos mais comuns.
Para finalizar, o parlamentar reforçou que todas as indicações são importantes, não apenas as de sua autoria.
“Todas as indicações têm seu valor, não apenas as minhas”, concluiu.
O que é uma indicação legislativa?
Para quem não sabe, a indicação legislativa é uma forma oficial que o vereador tem para sugerir melhorias ao prefeito ou às secretarias municipais.
Por meio desse instrumento, os parlamentares pedem ações como:
- Obras de infraestrutura;
- Melhorias nos serviços públicos;
- Criação de novos programas sociais.
No entanto, é importante lembrar que o prefeito não é obrigado a cumprir as indicações. Elas funcionam como uma recomendação formal, levando ao Executivo as principais necessidades da população de Boa Esperança do Norte.