Região – A Prefeitura de Nova Ubiratã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira 26 de setembro dois eventos importantes para a educação das crianças da rede pública. Os encontros reforçam a valorização da leitura e da escrita desde a educação infantil até os primeiros anos do ensino fundamental.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã.
O que foram os seminários?
Foram realizados:
- IV Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT, com o tema “A magia das palavras: lendo e escrevendo o mundo”;
- II Seminário Municipal do Programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), com foco especial na literatura infantil.
Ambos aconteceram com a presença de autoridades municipais, educadores e professores. Além disso, os seminários abriram espaço para troca de experiências e novas ideias para melhorar o ensino nas escolas.
Atividades chegaram até as comunidades
Neste ano, os programas ultrapassaram a sede do município. Com isso, as ações aconteceram também em:
- Sinopão
- Santa Terezinha do Rio de Ferro
- Novo Mato Grosso
- Santo Antônio do Rio Bonito
- Entre Rios (onde o seminário será no dia 3 de outubro)
Em cada localidade, alunos e professores apresentaram projetos feitos ao longo do ano. Ou seja, todos participaram ativamente do processo, mostrando o quanto aprender pode ser divertido e transformador.
Qual a importância dos programas?
O Programa Alfabetiza MT tem um objetivo claro: garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Por isso, ele une esforços entre estado e municípios para oferecer suporte às escolas.
Já o Programa LEEI busca incentivar o contato com livros e histórias desde a pré-escola. Assim, as crianças crescem mais familiarizadas com a leitura e a escrita, o que fortalece sua base educacional.
Educação mais forte para o futuro
Segundo a secretária de Educação, Maria Edileuza Kreff, os seminários são um passo importante para melhorar a qualidade do ensino em Nova Ubiratã:
“Essas iniciativas garantem que nossas crianças tenham acesso à alfabetização na idade certa, além de promover a valorização da leitura e da escrita. O seminário fortalece a educação municipal e amplia a participação da comunidade no processo educativo”, afirmou.
Comunidade engajada, crianças valorizadas
A realização dos seminários em várias comunidades mostra o compromisso com a educação regionalizada. Entretanto, o mais importante é reconhecer que cada criança, onde quer que viva, merece aprender com qualidade.
Dessa forma, a valorização da leitura e da escrita fortalece o sentimento de pertencimento à região. Com isso, construímos um futuro com mais oportunidades para todos.

