Boa Esperança do Norte – Moradoras da Água Limpa iniciaram no sábado 15 de março o curso “Mulheres em Campo – Transformando a atividade produtiva em negócio”. A iniciativa, resultado da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Nova Ubiratã, tem o objetivo de fortalecer a autonomia financeira das participantes.
Curso promove empreendedorismo rural
Com duração de quatro semanas, o curso é voltado para mulheres que já comercializam produtos e desejam aprimorar seus conhecimentos sobre gestão financeira, precificação e organização da produção. Além disso, no quinto sábado, as participantes terão a oportunidade de expor e vender seus produtos em uma feira especial.
“Queremos que essas mulheres compreendam melhor seus negócios, saibam calcular seus lucros e ampliem suas atividades. Dessa forma, a capacitação se torna um passo importante para a independência financeira delas”, destacou a vereadora Joana Darc de Azevedo (DC), conhecida como Professora Joana, que ajudou a viabilizar o curso no distrito.
Curso de panificação amplia oportunidades
Além do “Mulheres em Campo”, as moradoras também estão participando de um curso gratuito de panificação. Assim, a ideia é oferecer mais opções para que elas possam gerar renda e fortalecer suas atividades.
“Desde o início do meu mandato, meu compromisso é garantir que as mulheres de Água Limpa tenham acesso a oportunidades reais de crescimento econômico. Afinal, nem todas conseguem emprego em empresas locais, mas, com capacitação, elas podem produzir, vender e lucrar”, afirmou a vereadora.
Apoio para o desenvolvimento local
A capacitação conta com o apoio do mobilizador de cursos do Senar, Silvio Severino Centurião, e do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, que trabalham para levar qualificação à comunidade.
Por isso, o Senar-MT tem sido um grande parceiro no desenvolvimento dos produtores e trabalhadores rurais da região. Por meio de cursos e treinamentos, a instituição busca fortalecer o setor agropecuário e, consequentemente, promover o crescimento econômico sustentável nas comunidades rurais.



