Boa Esperança do Norte (MT), 05/05/2025,
Nova Mutum, BR
29°
Cloudy
05:5217:29 -04
Feels like: 32°C
Wind: 8km/h E
Humidity: 67%
Pressure: 1010.5mbar
UV index: 1
TueWedThuFriSat
32°C / 21°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
C
Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
Boa Esperança continua sem cadastro no IBGE e perde recursos
Imagem: Reprodução/JBE

Boa Esperança continua sem cadastro no IBGE e perde recursos

13/03/2025

Boa Esperança do Norte – O município enfrenta dificuldades financeiras porque ainda não consta no cadastro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultado, parte dos repasses federais está bloqueada. O prefeito Calebe Francio (MDB) alertou sobre a situação durante entrevista ao programa Conexão Poder, do portal Repórter MT, no dia 10 de março.

Desafios de um município recém-emancipado

A cidade, que antes pertencia a Sorriso e Nova Ubiratã, foi recentemente emancipada. Com isso, a gestão municipal teve que ser estruturada administrativamente do zero. Segundo o prefeito, as prioridades iniciais foram iniciar o ano letivo e manter os serviços de saúde funcionando normalmente.

Calebe destacou o apoio dos vereadores e a parceria com o governo de Mato Grosso. Ele afirmou que os repasses estaduais estão sendo feitos regularmente, assim como o Índice de Participação dos Municípios (IPM), mantido pelo Governo Federal.

Fundeb ainda vai para Sorriso e Nova Ubiratã

Embora os repasses estaduais estejam normalizados, os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) continuam sendo enviados para Sorriso e Nova Ubiratã. Isso acontece porque, durante a transição, esses municípios ainda respondem administrativamente as escolas da região.

Antes da emancipação, Boa Esperança do Norte fazia parte de Sorriso, enquanto os distritos de Água Limpa e Piratininga pertenciam a Nova Ubiratã. A transferência dos recursos depende do reconhecimento oficial da nova cidade pelo IBGE.

Cadastro desatualizado bloqueia recursos

O principal problema da cidade é a ausência no banco de dados do IBGE, o que impede o recebimento direto de verbas federais. O prefeito classificou a situação como uma “excepcionalidade” e afirmou que tem trabalhado para resolver o impasse o mais rápido possível.

Ele já entrou em contato com o IBGE para regularizar o cadastro, mas o órgão segue um cronograma pré-definido. A previsão é que as atualizações dos dados municipais ocorram até junho deste ano.

Oportunidades para o futuro

Na entrevista, Calebe também abordou outros temas relevantes para Boa Esperança do Norte. Ele falou sobre os salários dos servidores, a possibilidade de um concurso público, investimentos no turismo, melhorias na segurança pública e o crescimento da produção agrícola.

O prefeito reforçou que, apesar dos desafios, acredita no potencial da cidade e destacou Boa Esperança do Norte como o “município das oportunidades”.


Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança

Renato de Souza

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, Renato de Souza é o jornalista responsável pelo Jornal da Boa Esperança (DRT: 50317/SP). Com ampla experiência em jornalismo digital, rádio e assessoria de comunicação, é também escritor e editor, autor de seis livros publicados de forma independente. Renato é pesquisador em Literatura, com interesse especial pelas crônicas de Plínio Marcos, e atua como produtor cultural e professor, dedicando-se à promoção da escrita criativa e do diálogo entre literatura e sociedade.

Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
Polícia Militar alerta sobre uso de taxistas no tráfico de drogas
Notícia anterior

Polícia Militar alerta sobre uso de taxistas no tráfico de drogas

Preso em Boa Esperança é suspeito de matar Luana Bruines
Próxima notícia

Preso em Boa Esperança é suspeito de matar Luana Bruines