Boa Esperança do Norte – O vereador André Fenske (PL) se pronunciou após uma semana da sua saída da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento. Segundo ele, a missão foi cumprida. Além disso, já se prepara para voltar à Câmara Municipal na próxima segunda-feira 4 de agosto.
“Cumpri meu papel no Executivo. Minha intenção sempre foi ajudar Boa Esperança do Norte. Trabalhei para estruturar a Secretaria de Finanças e, com muito esforço, conseguimos avançar nesses sete meses”, afirmou Fenske com exclusividade ao Jornal da Boa Esperança.
Contador por formação, Fenske foi exonerado do cargo em 23 de julho de 2025. Na ocasião, nem ele nem a gestão municipal divulgaram os motivos da saída.
Ações implantadas durante sua gestão
Durante esse período à frente da pasta, o vereador realizou ações que considera importantes para a cidade. Entre elas, conforme seu relato:
- Criou checklists e processos que tornaram o uso dos recursos mais seguro;
- Reestruturou o setor de Tributação;
- Fortaleceu o sistema tributário municipal com o apoio da equipe técnica.
Além disso, Fenske fez questão de destacar o papel coletivo. “Contamos com o esforço dos servidores e o apoio da comunidade. Afinal, ninguém faz nada sozinho”, disse ele.
Fenske volta à Câmara e Rayara deixa o cargo
Com a saída da secretaria, Fenske reassume sua cadeira na Câmara Municipal. Enquanto isso, a vereadora suplente Rayara Faleiro, que o substituiu por sete meses, deixa o cargo.
“Volto para o lugar onde a população me colocou, onde fui eleito. Agora é hora de retomar meu trabalho no Legislativo”, declarou o vereador.
População reage à nova nomeação
A exoneração aconteceu em 23 de julho. No entanto, no dia seguinte, o secretário de Saúde, Silvio André Stolfo, também assumiu a Secretaria de Finanças e Planejamento. Com essa mudança, ele passou a liderar duas pastas fundamentais: Saúde e Finanças.
Por outro lado, a decisão surpreendeu muitos moradores e lideranças políticas. Isso porque Stolfo é técnico em enfermagem e, conforme apuração do jornal, não tem formação na área contábil.