Boa Esperança do Norte – Um grupo de adolescentes do nono ano do ensino fundamental usaram cigarros eletrônicos dentro de uma escola do município. O caso ocorreu em 26 de março e, por isso, mobilizou a Polícia Militar da cidade.
Câmeras registram o uso dos dispositivos
Segundo o boletim de ocorrência, datado de 26 de março, as câmeras de segurança da escola identificaram os alunos utilizando os dispositivos. Assim, as imagens mostraram uma fumaça saindo dos objetos.
Durante a abordagem, os estudantes admitiram que usaram o cigarro eletrônico dentro da sala de aula. Além disso, um deles contou que escondeu o dispositivo dentro do seu calçado.
Onde os adolescentes conseguiram o cigarro eletrônico?
Os jovens relataram à polícia que compraram o vape de um desconhecido que passou pela cidade. No entanto, apesar de pagarem R$ 180 pelo dispositivo, não souberam dar informações sobre o vendedor.
Ações da polícia e da escola
A direção da escola chamou os pais e responsáveis para conversar sobre o ocorrido. Durante a reunião, a polícia reforçou que o uso e a venda de cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil. Além disso, segundo a Resolução nº 46/2009 da Anvisa, a comercialização e a importação desses dispositivos são ilegais. Vale ressaltar que a Lei Federal nº 9.256/2006 também proíbe o consumo desses produtos em locais fechados.
Por se tratar de menores de idade, o Conselho Tutelar acompanhou a ocorrência. Como resultado, os adolescentes seguiram para a Delegacia de Polícia Civil de Sorriso para registro do caso, acompanhados por um conselheiro tutelar e seus responsáveis.
A ação contou com a presença do 2º sargento PM Pires e do soldado PM Honorato.