Boa Esperança do Norte (MT), 06/05/2025,
Nova Mutum, BR
22°
Cloudy
05:5317:28 -04
Feels like: 22°C
Wind: 6km/h E
Humidity: 95%
Pressure: 1012.87mbar
UV index: 0
WedThuFriSatSun
32°C / 22°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
C
Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
A Crônica do Big Brother da Boa Esperança
Imagem: Júnior Souza/JBE

A Crônica do Big Brother da Boa Esperança

09/02/2025

Boa Esperança do Norte – “A nossa imagem surge de um céu distinto.” Foi assim que ouvi, da boca de um povo, a afirmação orgulhosa de que vivem sob “o céu mais bonito do Brasil.” Quem escuta, talvez se surpreenda ou até duvide, segurando-se para não cair da cadeira. E, se me permitem, confesso: este cronista está, de fato, caindo de paraquedas – literal e figurativamente – nesse cenário de mundo chamado Boa Esperança.

Por aqui, a ideia de grandeza paira no ar, quase como se o povo local tivesse a altivez de um gaúcho falando de suas planícies. E por que não? Sob esse céu querido, há descendentes de gaúchos e também gente vinda de outros estados, compondo um mosaico de culturas que dá vida à Boa Esperança. Este cronista, no entanto, já adianta: o que vem de cima – seja o céu ou minha própria visão “elevada” de “Grande Irmão” – não será o mais importante nas nossas Crônicas da Boa Esperança.

Nesta novela do cotidiano que se inicia, todos e tudo podem se ver expostos. E, se alguma semelhança com o famoso “Big Brother Brasil” lhe vier à mente, fique tranquilo: qualquer coincidência é intencional. Afinal, se na televisão há indiscrições, polêmicas e aquela profusão de gente dando “bom dia a cavalo” ou falando o que pensa para quem quiser ouvir, aqui na nossa versão local haverá de ter algo parecido.

Do alto, enquanto meu paraquedas flutua sobre um chão pintado de verde e vermelho, começo a avistar um povoado rico em humanidade e histórias para contar. Um passarinho, daqueles que gostam de espalhar novidades, pousou no meu ombro e apontou com o bico, como quem indica um lugar específico: “É ali! É ali!”

“Ali onde?”, perguntei. E o passarinho respondeu: “Naquele terreno supostamente de um político com mandato público, onde veículos da prefeitura foram estacionados.” Um questionamento inevitável surgiu: o ato é legal? A pergunta, desta vez, não foi minha, mas do passarinho curioso que me acompanha.

Enquanto o paraquedas me leva em direção à Praça Central de Boa Esperança do Norte, o passarinho, agora ainda mais falante, começa a narrar a criação do “município mais novo do Brasil”, a recente eleição de prefeito, vice-prefeito e vereadores, e, claro, a existência de uma “base aliada” no poder local.

No meio dessa conversa, começo a desconfiar: seria esse passarinho um mensageiro ou um corvo travestido de amigo? Ainda não sabemos. O que sabemos é que, como em todo bom Big Brother, novidades virão à tona – e, claro, acompanhadas de muitas emoções.

Que venham as próximas histórias!

Cronista da Boa Esperança

Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança

Renato de Souza

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, Renato de Souza é o jornalista responsável pelo Jornal da Boa Esperança (DRT: 50317/SP). Com ampla experiência em jornalismo digital, rádio e assessoria de comunicação, é também escritor e editor, autor de seis livros publicados de forma independente. Renato é pesquisador em Literatura, com interesse especial pelas crônicas de Plínio Marcos, e atua como produtor cultural e professor, dedicando-se à promoção da escrita criativa e do diálogo entre literatura e sociedade.

Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
Projeto de Lei propõe Jesus como Padroeiro de Boa Esperança
Notícia anterior

Projeto de Lei propõe Jesus como Padroeiro de Boa Esperança

Cachorros Pit Bull atacam animal em Boa Esperança do Norte
Próxima notícia

Cachorros Pit Bull atacam animal em Boa Esperança do Norte