Boa Esperança do Norte (MT), 03/02/2026, C
Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
Nova Ubiratã intensifica combate à hanseníase no Janeiro Roxo
Imagem: ASCom/Prefeitura de Nova Ubiratã

Nova Ubiratã intensifica combate à hanseníase no Janeiro Roxo

28/01/2026

Região – Nos dias 22 e 23 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Nova Ubiratã promoveu uma ação especial do Janeiro Roxo, mês dedicado à luta contra a hanseníase. Com isso, o município reforçou o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã.

Atendimento médico confirma novos diagnósticos

Durante a ação, a equipe de saúde avaliou 49 pacientes que tiveram contato com pessoas já em tratamento. Como resultado, quatro pacientes receberam o diagnóstico de hanseníase. Enquanto isso, os demais seguem em acompanhamento e aguardam os exames laboratoriais.

Além disso, os profissionais reavaliaram pacientes já em tratamento. Dessa forma, conseguiram ajustar as terapias e melhorar o acompanhamento individual.

A equipe contou com o trabalho dos médicos Dr. Madson Silva e Dr. Matheus Salles, além da enfermeira Lídia Bet.

População deve ficar atenta aos sintomas

A Secretaria de Saúde orienta os moradores a ficarem atentos aos sinais da hanseníase. Entre os principais sintomas, estão:

  • Manchas claras ou avermelhadas com perda de sensibilidade;
  • Dormência ou formigamento em mãos e pés;
  • Diminuição da força muscular.

Por isso, ao notar qualquer sintoma, é fundamental buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima. Quanto antes iniciar o tratamento, maiores as chances de cura e menores os riscos de sequelas.

Ação reforça cuidado com a saúde pública

Além da detecção de novos casos, a ação reforçou a importância de ações preventivas no município. Assim, a Prefeitura demonstra compromisso com uma saúde pública mais eficiente e humanizada.

Por outro lado, a falta de informação pode atrasar o diagnóstico. Por isso, campanhas como o Janeiro Roxo ajudam a esclarecer dúvidas e incentivar a busca por atendimento médico.

Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança

Renato de Souza

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, Renato de Souza é o jornalista responsável pelo Jornal da Boa Esperança (DRT: 50317/SP). Com ampla experiência em jornalismo digital, rádio e assessoria de comunicação, é também escritor e editor, autor de seis livros publicados de forma independente. Renato é pesquisador em Literatura, com interesse especial pelas crônicas de Plínio Marcos, e atua como produtor cultural e professor, dedicando-se à promoção da escrita criativa e do diálogo entre literatura e sociedade.

Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
Alunos da rede municipal de Trivelato aprendem tecnologia nas férias
Notícia anterior

Alunos da rede municipal de Trivelato aprendem tecnologia nas férias

Prefeitura de Sorriso entrega câmeras de segurança para zona rural
Próxima notícia

Prefeitura de Sorriso entrega câmeras de segurança para zona rural