Boa Esperança do Norte (MT), 05/05/2025,
Nova Mutum, BR
29°
Mostly Cloudy
05:5217:29 -04
Feels like: 33°C
Wind: 10km/h NNE
Humidity: 64%
Pressure: 1014.22mbar
UV index: 8
TueWedThuFriSat
32°C / 21°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
32°C / 21°C
33°C / 21°C
C
Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
Crônica do Domingo de Páscoa em Boa Esperança
Imagem: Júnior Souza

Crônica do Domingo de Páscoa em Boa Esperança do Norte

20/04/2025

Boa Esperança do Norte – O país “praticamente parou” no feriado da Páscoa, e no município mais jovem do Brasil não foi diferente. A cidade desacelerou e celebrou com fé a ressurreição de Cristo – símbolo de renovação e esperança.

Mas antes que a segunda-feira, 21 de abril, surgisse com sua própria carga histórica – o Dia de Tiradentes – uma dúvida perturbava este cronista: onde estaria o nosso já conhecido mensageiro de plumas?

Sim, estou falando dele mesmo: o Passarinho, o maior fofoqueiro de Boa Esperança. Desde a última crônica, quando ajudou a revelar as trapalhadas de um certo “bronco da comunicação”, nosso informante emplumado havia sumido. Merecidamente, tirou alguns dias de folga. A repercussão foi tamanha que até nosso CEO (sim, temos um diretor executivo que também monitora as visualizações no site e nas redes sociais do jornal) enviou uma mensagem eufórica:

“Disparado sucesso de audiência!” – Isso, apenas duas horas depois da publicação.

Pode parecer coisa de cidade pequena – e é –, mas por aqui, o Jornal da Boa Esperança leva seu trabalho a sério.

E como este cronista raramente descansa, decidi investigar. Afinal, quando o Passarinho aparece, Boa Esperança ferve de curiosidade. Era domingo, oito da noite. Peguei o celular e disquei. Uma, duas chamadas… até que ele atendeu.

“Está num bar ou na casa da nova namorada?” – arrisquei.

Ele, claro, fez suspense. Deixou no ar que era uma dessas duas opções e, com sua costumeira ironia, ainda me cobrou objetividade. A conversa seguiu nesse tom leve e cheio de entrelinhas. O tipo de papo que só quem conhece bem o Passarinho consegue acompanhar.

Foi então que ele soltou, quase em sussurro: o feriado tinha sido agitado. E não apenas pela reação à última crônica ou pelo “bronco” nervoso que foi parar na galeria de personagens da cidade. Segundo o Passarinho, algo mais sério estava no ar: os primeiros 100 dias da atual gestão se completaram, e com eles, acabou a desculpa.

Em suas palavras:

“Dali em diante, o grande líder, sua turma e até a mídia amiga terão que ser mais criativos.”

Ou seja, agora é hora de mostrar serviço. Já não dá mais para culpar a burocracia ou um inimigo imaginário. O tempo de adaptação passou. É hora de agir.

Quando tentei puxar mais detalhes, ele desconversou. Disse que a nova namorada precisava de atenção – ali mesmo, em algum ponto da cidade – e que precisava desligar.

“Na próxima coluna eu te conto, caro cronista!” – despediu-se, com o ar misterioso de sempre, às vésperas do feriado de Tiradentes.

E assim seguimos: entre a ressurreição de Cristo e a memória de um herói da Inconfidência, com fé renovada, esperança no coração e os ouvidos atentos para as histórias que ainda vão ecoar por nossa cidade.

Cronista da Boa Esperança

Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança

Renato de Souza

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, Renato de Souza é o jornalista responsável pelo Jornal da Boa Esperança (DRT: 50317/SP). Com ampla experiência em jornalismo digital, rádio e assessoria de comunicação, é também escritor e editor, autor de seis livros publicados de forma independente. Renato é pesquisador em Literatura, com interesse especial pelas crônicas de Plínio Marcos, e atua como produtor cultural e professor, dedicando-se à promoção da escrita criativa e do diálogo entre literatura e sociedade.

Canal do Whatsapp do Jornal da Boa Esperança
Homem é preso com drogas em hotel de Boa Esperança
Notícia anterior

Homem é preso com drogas em hotel de Boa Esperança

César Rincón é visto em Boa Esperança e agita redes sociais
Próxima notícia

César Rincón é visto em Boa Esperança e agita redes sociais